v. 1 n. 2 (2021): Edição de Primavera - 2021

Edição de Primavera, Ano 2021, Volume 1, Número 2

A RINTERPAP, Revista Interdisciplinar de Pesquisas Aplicadas, completa seu segundo ano de existência com a publicação de sua Edição de Primavera. Esta terceira edição construiu-se em um período de muita turbulência socioeconômica no Brasil.

O setor de Educação passa por um período de recursos escassos em seus investimentos em pesquisa. As instituições que tornaram seus processos mais transparentes, justos e eficientes, no que se refere a distribuição de recursos aos pesquisadores, conseguiram manter suas atividades de pesquisa em produção plena. Este fato pode ser comprovado pelos resultados em qualidade e número de trabalhos publicados.

A pesquisa é elemento indissociável das atividades de ensino e extensão quando se objetiva a realização de um processo educacional de qualidade. Nesse sentido, publicar resultados de pesquisas torna-se algo muito importante. Sob esse entendimento, a RINTERPAP não poupou esforços para que esta edição fosse publicada, respeitando as exigências do processo double blind review, mas, sem deixar de lado seu compromisso de oferecer o melhor suporte possível para os autores na submissão de suas pesquisas. Assim, o corpo editorial considera cumprida, em sua melhor forma, a missão de publicar artigos resultantes de pesquisas aplicadas do campo interdisciplinar de Gestão, Engenharia e Tecnologia.

Esta edição da RINTERPAP é composta por seis artigos que tratam de pesquisas aplicadas nos temas: i) inserção da programação neurolinguística na atividade de vendas; ii) institucionalização de recrutamento e seleção em empresas familiares; iii) proposta de layout fabril em uma indústria de sorvetes; iv) análise de viabilidade econômica de projeto no ramo leiteiro; v) correlação entre despesas públicas e indicadores da gestão municipal e; vi) gestão de estoques no ramo de panificação.

Um destaque desta edição se refere a maior abrangência da base geográfica dos autores que submeteram seus artigos à avaliação. Enquanto, nas edições anteriores, a maioria dos autores se concentravam no estado do Espírito Santo, onde está sediada a revista, nesta nova Edição de Primavera, a maioria dos artigos vem de outros estados, tais como, Rio Grande do Sul e São Paulo. Isso demonstra o poder agregador de pesquisadores e dinamizador de redes de pesquisa dos periódicos científicos brasileiros, mesmo no caso de veículos de pouca tradição.

Finalizo este editorial, comunicando nossos mais sinceros agradecimentos a todos os pesquisadores que confiam seus estudos a este periódico científico. O corpo editorial se esmerou em realizar e enviar as avaliações dos artigos no período mais exíguo possível. Esse compromisso com o respeito aos prazos é um propósito permanente que reputamos como marca registrada da atual gestão da RINTERPAP.

Prof. Dr. Luiz Henrique Lima Faria - Editor-Chefe

Publicado: 16-12-2021