Edições anteriores

  • Edição de Outono
    v. 2 n. 1 (2021)

    No segundo ano de atividade da RINTERPAP (Revista Interdisciplinar de Pesquisas Aplicadas), sua edição de outono foi produzida durante um dos momentos mais difíceis da história contemporânea. A humanidade que já enfrenta, faz um ano, a mais terrível crise sanitária desde a pandemia da gripe espanhola, está sofrendo mais baixas com as novas cepas e ondas de contaminação de Covid-19.

    A esperança por dias melhores só tem como fiadora a Ciência que, em prazo recorde, conseguiu desenvolver diversas opções de vacina. Motivado por esse esforço da comunidade científica mundial, o corpo editorial da RINTERPAP não mediu esforços para que essa edição viesse a existir dentro do cronograma habitual.

    Os pesquisadores dos campos da Gestão, Engenharias e Tecnologias, mesmo com todas as restrições oriundas dos efeitos deletérios da pandemia, empreenderam seus melhores esforços para que suas pesquisas chegassem a resultado. A RINTERPAP não poderia oferecer menos, em termos de dedicação e trabalho, para alcançar o objetivo de publicar os artigos desses valorosos pesquisadores brasileiros.

    O atual número da RINTERPAP é composto por seis artigos que tratam de pesquisas aplicadas empreendidas sobre os temas: desenvolvimento econômico e sustentabilidade ambiental, modelos de tomada de decisão em projetos de saneamento, análise dos aspectos econômicos inerentes ao processo da inovação e aceitação e uso de jogos sérios como ferramenta de ensino. 

    Importante informar que, a partir deste número, a RINTERPAP traz dois novos benefícios para seus autores e leitores: está cadastrada nas bases do Google Acadêmico e do Diadorim (Diretório de Políticas Editoriais de Revistas Científicas Brasileiras).  A presença na base do Google Acadêmico traz facilidade de acesso à revista por parte dos leitores e oferece mais visibilidade para os artigos, possibilitando que esses estudos componham o referencial de outros trabalhos, ampliando o número de citações dos autores. Fazer parte da base do Diadorim fornece aos leitores e autores a certeza do compromisso da revista com o acesso de seus artigos em repositórios digitais de acesso aberto.

    Não poderia encerrar este texto sem fazer os devidos agradecimentos aos demais componentes do corpo editorial da RINTERPAP, os professores: Dr. Rafael Buback Teixeira e Dr. Rodrigo Loureiro Medeiros. Mesmo com os efeitos da pandemia que tornaram todas as obrigações laborais (aulas, orientações e desenvolvimento de pesquisas), tarefas mais trabalhosas, não houve nenhuma diminuição na dedicação à revista que está publicando essa nova edição dentro do prazo compromissado.

    Prof. Dr. Luiz Henrique Lima Faria / Editor-Chefe

  • Edição de Outono - 2022
    v. 1 n. 1 (2022)

    EDITORIAL

    A Revista Interdisciplinar de Pesquisas Aplicadas (RINTERPAP) inicia seu terceiro ano de existência com a publicação da Edição de Outono de 2022. Esta edição é marcada por um período turbulento da vida política brasileira. Um tempo, no qual, as instituições brasileiras tem dado pouca atenção ao processo de financiamento de pesquisas científicas.

    O mundo está passando pelas consequências econômicas de uma pandemia que, ainda, não teve seus efeitos, completamente, entendidos e controlados. As principais economias do mundo têm buscado investir no desenvolvimento de ecossistemas de inovação que levam a descobertas científicas, visto já ser de conhecimento geral que são os frutos da ciência que trazem crescimento e desenvolvimento econômico. O Brasil precisa voltar seus esforços para a ciência e isso se faz com apoio â pesquisa.

    Esta edição da RINTERPAP é formada por seis artigos de pesquisas aplicadas nas seguintes temáticas: i) impactos do crédito rural como meio de aquisição de melhores tecnologias de produção; ii) aplicação do método de alocação de veículos (VAM) no processo de dimensionamento de frota; iii) impacto do acesso a financiamento emergencial formal no crescimento das pequenas e médias; iv) uso do drywall como elemento de vedação interna em edifícios de concreto armado; v) políticas públicas e solidariedade econômica; vi) gerenciamento de equipes.

    Cabe ressaltar o diferencial desta edição: abrangência internacional das pesquisas. Nas edições anteriores todas as pesquisas aplicadas, geradoras dos artigos, foram desenvolvidas em território nacional, enquanto, nesta edição, a RINTERPAP está publicando dois estudos desenvolvidos no continente africano. Esse fato demonstra a importância da manutenção do funcionamento de veículos de publicação científica, visto que são os periódicos científicos que oportunizam a divulgação de estudos desenvolvidos em diversos continentes.

    Finalizo este editorial, agradecendo a todos os pesquisadores que confiaram seus estudos a este periódico científico. Na direção da manutenção dessa confiança, o corpo editorial da RINTERPAP tem se mantido fiel à política de acesso aberto, à utilização do processo de revisão em duplo cego e a não cobrança de qualquer taxa de publicação direcionada aos autores, dessa forma, garantimos que primamos pela justiça e pela qualidade dos artigos publicados.

    Prof. Dr. Luiz Henrique Lima Faria - Editor-Chefe

  • Edição Inaugural
    v. 1 n. 1 (2020)

    EDITORIAL:

    A RINTERPAP - Revista Interdisciplinar de Pesquisas Aplicadas (2675-6552) lança sua edição inaugural! Neste número, todos os artigos são oriundos da colaboração voluntária de pesquisadores do IFES / Campus Cariacica que confiaram, à revista, os resultados de seus estudos mais recentes. Ao todo, são seis artigos que tratam de pesquisas aplicadas que envolvem os temas: complexidade e desenvolvimento econômico regional, avaliação comparada do desempenho portuário e aceitação e uso de novas tecnologias como ferramenta de ensino. 

    Fruto das experiências acumuladas pelos pesquisadores de seu corpo editorial fundador, todos componentes dos grupos de pesquisa GEMAD - Grupo de Estudos em Manufatura Digital e NEPGEST - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gestão, bem como,  da SESPTED - Sociedade Espírito-Santense de Pesquisas de Tecnologias em Desenvolvimento,  esta publicação científica tem como objetivo principal: apresentar resultados de  pesquisas aplicadas interdisciplinares  em Engenharia, Tecnologia e Gestão.

    Fundamental e oportuno reverenciar o empenho dos valorosos professores Dr. Rafael Buback Teixeira e Dr. Rodrigo Loureiro Medeiros. que  não pouparam esforços para que um sonho distante se tornasse um projeto viável e, agora, uma realidade.

    Agradecemos, especialmente, aos professores Thais S. Freitas, Dr. Jardel da Costa Brozeguini, Me. Mateus M. Magela, e o Dr. Fernando José L. Leal, que contribuíram com trabalho e ideias para que a RINTERPAP encontrasse seu enfoque editorial e para este número inaugural fosse publicado em sua melhor forma.

    Prof. Dr. Luiz Henrique Lima Faria - Editor-Chefe

  • Edição de Primavera, Ano 2021, Volume 1, Número 2

    Edição de Primavera - 2021
    v. 1 n. 2 (2021)

    A RINTERPAP, Revista Interdisciplinar de Pesquisas Aplicadas, completa seu segundo ano de existência com a publicação de sua Edição de Primavera. Esta terceira edição construiu-se em um período de muita turbulência socioeconômica no Brasil.

    O setor de Educação passa por um período de recursos escassos em seus investimentos em pesquisa. As instituições que tornaram seus processos mais transparentes, justos e eficientes, no que se refere a distribuição de recursos aos pesquisadores, conseguiram manter suas atividades de pesquisa em produção plena. Este fato pode ser comprovado pelos resultados em qualidade e número de trabalhos publicados.

    A pesquisa é elemento indissociável das atividades de ensino e extensão quando se objetiva a realização de um processo educacional de qualidade. Nesse sentido, publicar resultados de pesquisas torna-se algo muito importante. Sob esse entendimento, a RINTERPAP não poupou esforços para que esta edição fosse publicada, respeitando as exigências do processo double blind review, mas, sem deixar de lado seu compromisso de oferecer o melhor suporte possível para os autores na submissão de suas pesquisas. Assim, o corpo editorial considera cumprida, em sua melhor forma, a missão de publicar artigos resultantes de pesquisas aplicadas do campo interdisciplinar de Gestão, Engenharia e Tecnologia.

    Esta edição da RINTERPAP é composta por seis artigos que tratam de pesquisas aplicadas nos temas: i) inserção da programação neurolinguística na atividade de vendas; ii) institucionalização de recrutamento e seleção em empresas familiares; iii) proposta de layout fabril em uma indústria de sorvetes; iv) análise de viabilidade econômica de projeto no ramo leiteiro; v) correlação entre despesas públicas e indicadores da gestão municipal e; vi) gestão de estoques no ramo de panificação.

    Um destaque desta edição se refere a maior abrangência da base geográfica dos autores que submeteram seus artigos à avaliação. Enquanto, nas edições anteriores, a maioria dos autores se concentravam no estado do Espírito Santo, onde está sediada a revista, nesta nova Edição de Primavera, a maioria dos artigos vem de outros estados, tais como, Rio Grande do Sul e São Paulo. Isso demonstra o poder agregador de pesquisadores e dinamizador de redes de pesquisa dos periódicos científicos brasileiros, mesmo no caso de veículos de pouca tradição.

    Finalizo este editorial, comunicando nossos mais sinceros agradecimentos a todos os pesquisadores que confiam seus estudos a este periódico científico. O corpo editorial se esmerou em realizar e enviar as avaliações dos artigos no período mais exíguo possível. Esse compromisso com o respeito aos prazos é um propósito permanente que reputamos como marca registrada da atual gestão da RINTERPAP.

    Prof. Dr. Luiz Henrique Lima Faria - Editor-Chefe