v. 1 n. 02 (2023): Edição de Primavera - 2023
Editorial
No seu quarto ano de atividade, a RINTERPAP (Revista Interdisciplinar de Pesquisas Aplicadas) tem o prazer de apresentar a Edição de Primavera de 2023. Esta edição é especialmente significativa, uma vez que ocorre em um momento único na história dos veículos de difusão da produção científica: o início da ampla utilização das ferramentas de inteligência artificial como recursos auxiliares na produção científica, impulsionado pela facilidade de acesso e baixo custo dessas tecnologias.
Neste contexto, a RINTERPAP reconhece a importância vital de equilibrar a inovação tecnológica com a responsabilidade ética. O corpo editorial deste periódico está empenhado em adotar medidas rigorosas para assegurar a transparência nos algoritmos utilizados, especificando claramente o tipo e a extensão do auxílio proporcionado pelas ferramentas de inteligência artificial. Essa abordagem é crucial para preservar a integridade e a confiança da comunidade científica em relação à produção científica publicada.
Desta forma, este periódico está comprometido em promover a compreensão detalhada do papel desempenhado pela inteligência artificial na elaboração dos artigos, garantindo que sua contribuição seja percebida como uma ferramenta valiosa, mas não como uma substituição do julgamento humano. A RINTERPAP entende que a ética na utilização dessas tecnologias é fundamental para garantir a qualidade e a credibilidade das pesquisas apresentadas.
Nessa direção, a revista está aberta ao diálogo com a comunidade científica, buscando sugestões para aprimorar constantemente as práticas editoriais relacionadas à inteligência artificial. Esse compromisso reforça a missão da RINTERPAP em ser uma plataforma dinâmica que publica pesquisas aplicadas do campo interdisciplinar da Gestão/Engenharias/Tecnologia e que valoriza tanto a inovação tecnológica quanto os princípios éticos fundamentais que sustentam a pesquisa científica de alta qualidade.
No presente número a RINTERPAP traz seis artigos que abordam pesquisas aplicadas nos seguintes temas: 1 – a mensuração e a utilização do índice de Progresso Social (IPS) no Rio de Janeiro; 2 – os pressupostos comportamentais, a luz da teoria dos custos de transação, na cadeia de valor das hortícolas em Moçambique; 3 – a utilização de gráficos de controle para melhoria de processo de calcinação de antracito em um forno elétrico de uma empresa produtora de insumos para indústrias metalúrgicas; 4 – o gerenciamento de defeitos em processos produtivos da indústria de produção no ramo de louças sanitárias; 5 – o modelo de gestão de custos com aplicação do Custeio Baseado em Atividades e Tempo (TDABC) como ferramenta de controle gerencial e geração de informações para a tomada de decisão em empresas de pequeno porte; 6 – a avaliação dos impactos dos serviços públicos de extensão rural nas pequenas e médias explorações agrícolas na zona sul de Moçambique, entre 2012 e 2020.
Finalizo este editorial com os devidos agradecimentos aos pesquisadores que de tão perto (região metropolitana da Grande Vitória) e de tão longe (Maputo, Moçambique) submeteram e confiaram os resultados de sua preciosa produção científica para publicação neste periódico. A diversidade geográfica e a ampla gama de tópicos abordados nessa edição refletem a riqueza e a relevância das pesquisas que estamos publicando.
Prof. Dr. Luiz Henrique Lima Faria / Editor-Chefe