Edições anteriores

  • Edição Inaugural
    v. 1 n. 1 (2020)

    EDITORIAL:

    A RINTERPAP - Revista Interdisciplinar de Pesquisas Aplicadas (2675-6552) lança sua edição inaugural! Neste número, todos os artigos são oriundos da colaboração voluntária de pesquisadores do IFES / Campus Cariacica que confiaram, à revista, os resultados de seus estudos mais recentes. Ao todo, são seis artigos que tratam de pesquisas aplicadas que envolvem os temas: complexidade e desenvolvimento econômico regional, avaliação comparada do desempenho portuário e aceitação e uso de novas tecnologias como ferramenta de ensino. 

    Fruto das experiências acumuladas pelos pesquisadores de seu corpo editorial fundador, todos componentes dos grupos de pesquisa GEMAD - Grupo de Estudos em Manufatura Digital e NEPGEST - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gestão, bem como,  da SESPTED - Sociedade Espírito-Santense de Pesquisas de Tecnologias em Desenvolvimento,  esta publicação científica tem como objetivo principal: apresentar resultados de  pesquisas aplicadas interdisciplinares  em Engenharia, Tecnologia e Gestão.

    Fundamental e oportuno reverenciar o empenho dos valorosos professores Dr. Rafael Buback Teixeira e Dr. Rodrigo Loureiro Medeiros. que  não pouparam esforços para que um sonho distante se tornasse um projeto viável e, agora, uma realidade.

    Agradecemos, especialmente, aos professores Thais S. Freitas, Dr. Jardel da Costa Brozeguini, Me. Mateus M. Magela, e o Dr. Fernando José L. Leal, que contribuíram com trabalho e ideias para que a RINTERPAP encontrasse seu enfoque editorial e para este número inaugural fosse publicado em sua melhor forma.

    Prof. Dr. Luiz Henrique Lima Faria - Editor-Chefe

  • Edição de Outono
    v. 2 n. 1 (2021)

    No segundo ano de atividade da RINTERPAP (Revista Interdisciplinar de Pesquisas Aplicadas), sua edição de outono foi produzida durante um dos momentos mais difíceis da história contemporânea. A humanidade que já enfrenta, faz um ano, a mais terrível crise sanitária desde a pandemia da gripe espanhola, está sofrendo mais baixas com as novas cepas e ondas de contaminação de Covid-19.

    A esperança por dias melhores só tem como fiadora a Ciência que, em prazo recorde, conseguiu desenvolver diversas opções de vacina. Motivado por esse esforço da comunidade científica mundial, o corpo editorial da RINTERPAP não mediu esforços para que essa edição viesse a existir dentro do cronograma habitual.

    Os pesquisadores dos campos da Gestão, Engenharias e Tecnologias, mesmo com todas as restrições oriundas dos efeitos deletérios da pandemia, empreenderam seus melhores esforços para que suas pesquisas chegassem a resultado. A RINTERPAP não poderia oferecer menos, em termos de dedicação e trabalho, para alcançar o objetivo de publicar os artigos desses valorosos pesquisadores brasileiros.

    O atual número da RINTERPAP é composto por seis artigos que tratam de pesquisas aplicadas empreendidas sobre os temas: desenvolvimento econômico e sustentabilidade ambiental, modelos de tomada de decisão em projetos de saneamento, análise dos aspectos econômicos inerentes ao processo da inovação e aceitação e uso de jogos sérios como ferramenta de ensino. 

    Importante informar que, a partir deste número, a RINTERPAP traz dois novos benefícios para seus autores e leitores: está cadastrada nas bases do Google Acadêmico e do Diadorim (Diretório de Políticas Editoriais de Revistas Científicas Brasileiras).  A presença na base do Google Acadêmico traz facilidade de acesso à revista por parte dos leitores e oferece mais visibilidade para os artigos, possibilitando que esses estudos componham o referencial de outros trabalhos, ampliando o número de citações dos autores. Fazer parte da base do Diadorim fornece aos leitores e autores a certeza do compromisso da revista com o acesso de seus artigos em repositórios digitais de acesso aberto.

    Não poderia encerrar este texto sem fazer os devidos agradecimentos aos demais componentes do corpo editorial da RINTERPAP, os professores: Dr. Rafael Buback Teixeira e Dr. Rodrigo Loureiro Medeiros. Mesmo com os efeitos da pandemia que tornaram todas as obrigações laborais (aulas, orientações e desenvolvimento de pesquisas), tarefas mais trabalhosas, não houve nenhuma diminuição na dedicação à revista que está publicando essa nova edição dentro do prazo compromissado.

    Prof. Dr. Luiz Henrique Lima Faria / Editor-Chefe