Edição de Outono, Ano 2022, Volume 1, Número 1

Sobre a Revista

A RINTERPAP - Revista Interdisciplinar de Pesquisas de Tecnologias em Desenvolvimento (2675-6552é uma revista acadêmica, associada à SESPTED - Sociedade Espírito-Santense de Pesquisas de Tecnologias em Desenvolvimento. Trata-se de um veículo de integração entre empresas, instituições sociais e pesquisadores que  objetiva publicar artigos de pesquisa aplicada do campo Interdisciplinar, relacionando conhecimentos de Engenharia, Tecnologia e Gestão.

 

Notícias

Edição Atual

v. 1 n. 1 (2022): Edição de Outono - 2022
					Visualizar v. 1 n. 1 (2022): Edição de Outono - 2022

EDITORIAL

A Revista Interdisciplinar de Pesquisas Aplicadas (RINTERPAP) inicia seu terceiro ano de existência com a publicação da Edição de Outono de 2022. Esta edição é marcada por um período turbulento da vida política brasileira. Um tempo, no qual, as instituições brasileiras tem dado pouca atenção ao processo de financiamento de pesquisas científicas.

O mundo está passando pelas consequências econômicas de uma pandemia que, ainda, não teve seus efeitos, completamente, entendidos e controlados. As principais economias do mundo têm buscado investir no desenvolvimento de ecossistemas de inovação que levam a descobertas científicas, visto já ser de conhecimento geral que são os frutos da ciência que trazem crescimento e desenvolvimento econômico. O Brasil precisa voltar seus esforços para a ciência e isso se faz com apoio â pesquisa.

Esta edição da RINTERPAP é formada por seis artigos de pesquisas aplicadas nas seguintes temáticas: i) impactos do crédito rural como meio de aquisição de melhores tecnologias de produção; ii) aplicação do método de alocação de veículos (VAM) no processo de dimensionamento de frota; iii) impacto do acesso a financiamento emergencial formal no crescimento das pequenas e médias; iv) uso do drywall como elemento de vedação interna em edifícios de concreto armado; v) políticas públicas e solidariedade econômica; vi) gerenciamento de equipes.

Cabe ressaltar o diferencial desta edição: abrangência internacional das pesquisas. Nas edições anteriores todas as pesquisas aplicadas, geradoras dos artigos, foram desenvolvidas em território nacional, enquanto, nesta edição, a RINTERPAP está publicando dois estudos desenvolvidos no continente africano. Esse fato demonstra a importância da manutenção do funcionamento de veículos de publicação científica, visto que são os periódicos científicos que oportunizam a divulgação de estudos desenvolvidos em diversos continentes.

Finalizo este editorial, agradecendo a todos os pesquisadores que confiaram seus estudos a este periódico científico. Na direção da manutenção dessa confiança, o corpo editorial da RINTERPAP tem se mantido fiel à política de acesso aberto, à utilização do processo de revisão em duplo cego e a não cobrança de qualquer taxa de publicação direcionada aos autores, dessa forma, garantimos que primamos pela justiça e pela qualidade dos artigos publicados.

Prof. Dr. Luiz Henrique Lima Faria - Editor-Chefe

Publicado: 2022-06-30
Ver Todas as Edições

A RINTERPAP - Revista Interdisciplinar de Pesquisas Aplicadas é uma publicação de científica da SESPTED - Sociedade Espírito Santense de Pesquisas de Tecnologias em Desenvolvimento (https://sespted.org)