Edições anteriores

  • Edição Inaugural
    v. 1 n. 1 (2020)

    EDITORIAL:

    A RINTERPAP - Revista Interdisciplinar de Pesquisas Aplicadas (2675-6552) lança sua edição inaugural! Neste número, todos os artigos são oriundos da colaboração voluntária de pesquisadores do IFES / Campus Cariacica que confiaram, à revista, os resultados de seus estudos mais recentes. Ao todo, são seis artigos que tratam de pesquisas aplicadas que envolvem os temas: complexidade e desenvolvimento econômico regional, avaliação comparada do desempenho portuário e aceitação e uso de novas tecnologias como ferramenta de ensino. 

    Fruto das experiências acumuladas pelos pesquisadores de seu corpo editorial fundador, todos componentes dos grupos de pesquisa GEMAD - Grupo de Estudos em Manufatura Digital e NEPGEST - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gestão, bem como,  da SESPTED - Sociedade Espírito-Santense de Pesquisas de Tecnologias em Desenvolvimento,  esta publicação científica tem como objetivo principal: apresentar resultados de  pesquisas aplicadas interdisciplinares  em Engenharia, Tecnologia e Gestão.

    Fundamental e oportuno reverenciar o empenho dos valorosos professores Dr. Rafael Buback Teixeira e Dr. Rodrigo Loureiro Medeiros. que  não pouparam esforços para que um sonho distante se tornasse um projeto viável e, agora, uma realidade.

    Agradecemos, especialmente, aos professores Thais S. Freitas, Dr. Jardel da Costa Brozeguini, Me. Mateus M. Magela, e o Dr. Fernando José L. Leal, que contribuíram com trabalho e ideias para que a RINTERPAP encontrasse seu enfoque editorial e para este número inaugural fosse publicado em sua melhor forma.

    Prof. Dr. Luiz Henrique Lima Faria - Editor-Chefe

  • Edição de Outono
    v. 2 n. 1 (2021)

    No segundo ano de atividade da RINTERPAP (Revista Interdisciplinar de Pesquisas Aplicadas), sua edição de outono foi produzida durante um dos momentos mais difíceis da história contemporânea. A humanidade que já enfrenta, faz um ano, a mais terrível crise sanitária desde a pandemia da gripe espanhola, está sofrendo mais baixas com as novas cepas e ondas de contaminação de Covid-19.

    A esperança por dias melhores só tem como fiadora a Ciência que, em prazo recorde, conseguiu desenvolver diversas opções de vacina. Motivado por esse esforço da comunidade científica mundial, o corpo editorial da RINTERPAP não mediu esforços para que essa edição viesse a existir dentro do cronograma habitual.

    Os pesquisadores dos campos da Gestão, Engenharias e Tecnologias, mesmo com todas as restrições oriundas dos efeitos deletérios da pandemia, empreenderam seus melhores esforços para que suas pesquisas chegassem a resultado. A RINTERPAP não poderia oferecer menos, em termos de dedicação e trabalho, para alcançar o objetivo de publicar os artigos desses valorosos pesquisadores brasileiros.

    O atual número da RINTERPAP é composto por seis artigos que tratam de pesquisas aplicadas empreendidas sobre os temas: desenvolvimento econômico e sustentabilidade ambiental, modelos de tomada de decisão em projetos de saneamento, análise dos aspectos econômicos inerentes ao processo da inovação e aceitação e uso de jogos sérios como ferramenta de ensino. 

    Importante informar que, a partir deste número, a RINTERPAP traz dois novos benefícios para seus autores e leitores: está cadastrada nas bases do Google Acadêmico e do Diadorim (Diretório de Políticas Editoriais de Revistas Científicas Brasileiras).  A presença na base do Google Acadêmico traz facilidade de acesso à revista por parte dos leitores e oferece mais visibilidade para os artigos, possibilitando que esses estudos componham o referencial de outros trabalhos, ampliando o número de citações dos autores. Fazer parte da base do Diadorim fornece aos leitores e autores a certeza do compromisso da revista com o acesso de seus artigos em repositórios digitais de acesso aberto.

    Não poderia encerrar este texto sem fazer os devidos agradecimentos aos demais componentes do corpo editorial da RINTERPAP, os professores: Dr. Rafael Buback Teixeira e Dr. Rodrigo Loureiro Medeiros. Mesmo com os efeitos da pandemia que tornaram todas as obrigações laborais (aulas, orientações e desenvolvimento de pesquisas), tarefas mais trabalhosas, não houve nenhuma diminuição na dedicação à revista que está publicando essa nova edição dentro do prazo compromissado.

    Prof. Dr. Luiz Henrique Lima Faria / Editor-Chefe

  • Edição de Primavera, Ano 2021, Volume 1, Número 2

    Edição de Primavera - 2021
    v. 1 n. 2 (2021)

    A RINTERPAP, Revista Interdisciplinar de Pesquisas Aplicadas, completa seu segundo ano de existência com a publicação de sua Edição de Primavera. Esta terceira edição construiu-se em um período de muita turbulência socioeconômica no Brasil.

    O setor de Educação passa por um período de recursos escassos em seus investimentos em pesquisa. As instituições que tornaram seus processos mais transparentes, justos e eficientes, no que se refere a distribuição de recursos aos pesquisadores, conseguiram manter suas atividades de pesquisa em produção plena. Este fato pode ser comprovado pelos resultados em qualidade e número de trabalhos publicados.

    A pesquisa é elemento indissociável das atividades de ensino e extensão quando se objetiva a realização de um processo educacional de qualidade. Nesse sentido, publicar resultados de pesquisas torna-se algo muito importante. Sob esse entendimento, a RINTERPAP não poupou esforços para que esta edição fosse publicada, respeitando as exigências do processo double blind review, mas, sem deixar de lado seu compromisso de oferecer o melhor suporte possível para os autores na submissão de suas pesquisas. Assim, o corpo editorial considera cumprida, em sua melhor forma, a missão de publicar artigos resultantes de pesquisas aplicadas do campo interdisciplinar de Gestão, Engenharia e Tecnologia.

    Esta edição da RINTERPAP é composta por seis artigos que tratam de pesquisas aplicadas nos temas: i) inserção da programação neurolinguística na atividade de vendas; ii) institucionalização de recrutamento e seleção em empresas familiares; iii) proposta de layout fabril em uma indústria de sorvetes; iv) análise de viabilidade econômica de projeto no ramo leiteiro; v) correlação entre despesas públicas e indicadores da gestão municipal e; vi) gestão de estoques no ramo de panificação.

    Um destaque desta edição se refere a maior abrangência da base geográfica dos autores que submeteram seus artigos à avaliação. Enquanto, nas edições anteriores, a maioria dos autores se concentravam no estado do Espírito Santo, onde está sediada a revista, nesta nova Edição de Primavera, a maioria dos artigos vem de outros estados, tais como, Rio Grande do Sul e São Paulo. Isso demonstra o poder agregador de pesquisadores e dinamizador de redes de pesquisa dos periódicos científicos brasileiros, mesmo no caso de veículos de pouca tradição.

    Finalizo este editorial, comunicando nossos mais sinceros agradecimentos a todos os pesquisadores que confiam seus estudos a este periódico científico. O corpo editorial se esmerou em realizar e enviar as avaliações dos artigos no período mais exíguo possível. Esse compromisso com o respeito aos prazos é um propósito permanente que reputamos como marca registrada da atual gestão da RINTERPAP.

    Prof. Dr. Luiz Henrique Lima Faria - Editor-Chefe

  • Edição de Outono - 2022
    v. 1 n. 1 (2022)

    EDITORIAL

    A Revista Interdisciplinar de Pesquisas Aplicadas (RINTERPAP) inicia seu terceiro ano de existência com a publicação da Edição de Outono de 2022. Esta edição é marcada por um período turbulento da vida política brasileira. Um tempo, no qual, as instituições brasileiras tem dado pouca atenção ao processo de financiamento de pesquisas científicas.

    O mundo está passando pelas consequências econômicas de uma pandemia que, ainda, não teve seus efeitos, completamente, entendidos e controlados. As principais economias do mundo têm buscado investir no desenvolvimento de ecossistemas de inovação que levam a descobertas científicas, visto já ser de conhecimento geral que são os frutos da ciência que trazem crescimento e desenvolvimento econômico. O Brasil precisa voltar seus esforços para a ciência e isso se faz com apoio â pesquisa.

    Esta edição da RINTERPAP é formada por seis artigos de pesquisas aplicadas nas seguintes temáticas: i) impactos do crédito rural como meio de aquisição de melhores tecnologias de produção; ii) aplicação do método de alocação de veículos (VAM) no processo de dimensionamento de frota; iii) impacto do acesso a financiamento emergencial formal no crescimento das pequenas e médias; iv) uso do drywall como elemento de vedação interna em edifícios de concreto armado; v) políticas públicas e solidariedade econômica; vi) gerenciamento de equipes.

    Cabe ressaltar o diferencial desta edição: abrangência internacional das pesquisas. Nas edições anteriores todas as pesquisas aplicadas, geradoras dos artigos, foram desenvolvidas em território nacional, enquanto, nesta edição, a RINTERPAP está publicando dois estudos desenvolvidos no continente africano. Esse fato demonstra a importância da manutenção do funcionamento de veículos de publicação científica, visto que são os periódicos científicos que oportunizam a divulgação de estudos desenvolvidos em diversos continentes.

    Finalizo este editorial, agradecendo a todos os pesquisadores que confiaram seus estudos a este periódico científico. Na direção da manutenção dessa confiança, o corpo editorial da RINTERPAP tem se mantido fiel à política de acesso aberto, à utilização do processo de revisão em duplo cego e a não cobrança de qualquer taxa de publicação direcionada aos autores, dessa forma, garantimos que primamos pela justiça e pela qualidade dos artigos publicados.

    Prof. Dr. Luiz Henrique Lima Faria - Editor-Chefe

  • Edição de Primavera - 2022
    v. 1 n. 2 (2022)

    Editorial

    A RINTERPAP, Revista Interdisciplinar de Pesquisas Aplicadas, completa seu terceiro ano de existência com a publicação de sua Edição de Primavera que vem para consolidar sua missão de publicar estudos científicos relevantes nos campos da Gestão, Engenharias e Tecnologia, mantendo o processo de revisão em duplo cego por pares, acesso aberto aos leitores e submissão sem custo para os autores.

    Esta edição da RINTERPAP é composta por seis artigos que tratam de pesquisas aplicadas nos temas: i) relação entre incentivos fiscais e indicadores de desenvolvimento ; ii) relações entre o desempenho em Matemática e as afetividades sob a perspectiva da Psicologia Positiva; iii) análise da produção científica sobre storytelling e liderança; iv) indicadores de desempenho para melhoria da gestão de estoques; v) gerenciamento de impressão pela assertividade das previsões de analistas financeiros e; vi) avaliação da aplicação da metodologia seis sigma no processo de envase de uma indústria química.

    Um destaque desta edição diz respeito a avaliação da RINTERPAP pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Já em sua primeira avaliação este periódico científico recebeu o conceito B4, fato que implica em pontuação para todos os autores que publicam seus trabalhos conosco. Esse reconhecimento do trabalho executado pelo corpo editorial nos incentiva a buscar práticas, ainda melhores, para o alcance de conceito superior na próxima avaliação.

    Finalizo este editorial, comunicando nossos mais sinceros agradecimentos a todos os pesquisadores que confiaram seus estudos a este periódico científico durante os últimos anos. O conceito B4, conferido à RINTERPAP no Webqualis, é fruto, também, da confiança depositada por todos que colaboraram para existência desta revista.

    Prof. Dr. Luiz Henrique Lima Faria - Editor-Chefe

  • Edição de Outono - 2023
    v. 1 n. 1 (2023)

    Editorial

    Em seu quarto ano de atividade, a RINTERPAP (Revista Interdisciplinar de Pesquisas Aplicadas) apresenta sua Edição de Outono de 2023. Essa edição foi concebida durante um período que a Organização Mundial da Saúde (OMS) denominou de “segunda pandemia”. O longo período de isolamento social, causado pela COVID-19, deixou muitas sequelas na humanidade, entre elas, o alarmante aumento de casos de enfermidades psíquicas. Essa questão tem levado à diminuição da produtividade nos espaços laborais, visto que o estresse, o Burnout e a depressão alastraram-se por todos os campos do mundo do trabalho, não sendo diferente no campo da pesquisa científica.

    Foi nesse contexto problemático que os pesquisadores dos campos da Gestão, Engenharias e Tecnologias, mesmo diante dos efeitos nefastos dessa “segunda pandemia”, empenharam-se, ao máximo, para realizar seus trabalhos de pesquisa em um ambiente, ainda, árido. O corpo editorial da RINTERPAP, atento a esse fenômeno, realizou um forte trabalho de divulgação, apoio e busca, a fim de trazer para esta edição os melhores resultados de pesquisa e obteve um excelente resultado, comprovado pela qualidade dos artigos, aqui, publicados.

    O atual número da RINTERPAP é composto por seis artigos que abordam pesquisas aplicadas nos seguintes temas: 1 - estudo da eficiência do setor supermercadista; 2 -análise de fatores cognitivos e sociodemográficos antecedentes a decisão de investimentos; 3 - análise dos fatores psicossociais antecedentes ao uso de marketing de mídia social e seu impacto nos negócios; 4 – estudo sobre a aplicação da metodologia DMAIC para o desempenho da linha de produção na indústria de cosméticos; 5 – análise das estratégias de gerenciamentos de frotas em companhias brasileiras; 6 – estudo da implantação de fibra ótica em redes de computadores empresariais na região norte do Brasil.

    Nesta edição, a distribuição geográfica dos pesquisadores autores dos artigos chama atenção. Estamos publicando pesquisas que abrangem da região norte à região sul do Brasil. Esse fato é entendido pelo corpo editorial da RINTERPAP como importante motivador para que continuemos a manter nossa linha editorial e o compromisso com o acesso aberto (open access mode) para os leitores e a publicação livre de taxas (publication without fees) para os autores.

    Finalizo este editorial com os devidos agradecimentos aos outros membros do corpo editorial da RINTERPAP: Dr. Rafael Buback Teixeira e Dr. Rodrigo Loureiro Medeiros. Mesmo sob os efeitos da “segunda pandemia”, não houve qualquer diminuição no empenho dedicado à revista, que está publicando esta nova edição dentro do prazo estabelecido. Além disso, todo o corpo editorial está dedicado a melhoria dos processos deste periódico que atualmente pontua os autores no estrato B4 da Qualis Capes. Entendemos que nosso empenho e o apoio de uma comunidade ativa de pesquisadores resultarão na conquista de um estrato superior para esta revista científica, já no próximo período avaliativo.

    Prof. Dr. Luiz Henrique Lima Faria / Editor-Chefe

  • Edição de Primavera - 2023
    v. 1 n. 02 (2023)

    Editorial

    No seu quarto ano de atividade, a RINTERPAP (Revista Interdisciplinar de Pesquisas Aplicadas) tem o prazer de apresentar a Edição de Primavera de 2023. Esta edição é especialmente significativa, uma vez que ocorre em um momento único na história dos veículos de difusão da produção científica: o início da ampla utilização das ferramentas de inteligência artificial como recursos auxiliares na produção científica, impulsionado pela facilidade de acesso e baixo custo dessas tecnologias.

    Neste contexto, a RINTERPAP reconhece a importância vital de equilibrar a inovação tecnológica com a responsabilidade ética. O corpo editorial deste periódico está empenhado em adotar medidas rigorosas para assegurar a transparência nos algoritmos utilizados, especificando claramente o tipo e a extensão do auxílio proporcionado pelas ferramentas de inteligência artificial. Essa abordagem é crucial para preservar a integridade e a confiança da comunidade científica em relação à produção científica publicada.

    Desta forma, este periódico está comprometido em promover a compreensão detalhada do papel desempenhado pela inteligência artificial na elaboração dos artigos, garantindo que sua contribuição seja percebida como uma ferramenta valiosa, mas não como uma substituição do julgamento humano. A RINTERPAP entende que a ética na utilização dessas tecnologias é fundamental para garantir a qualidade e a credibilidade das pesquisas apresentadas.

    Nessa direção, a revista está aberta ao diálogo com a comunidade científica, buscando sugestões para aprimorar constantemente as práticas editoriais relacionadas à inteligência artificial. Esse compromisso reforça a missão da RINTERPAP em ser uma plataforma dinâmica que publica pesquisas aplicadas do campo interdisciplinar da Gestão/Engenharias/Tecnologia e que valoriza tanto a inovação tecnológica quanto os princípios éticos fundamentais que sustentam a pesquisa científica de alta qualidade.

    No presente número a RINTERPAP traz seis artigos que abordam pesquisas aplicadas nos seguintes temas: 1 – a mensuração e a utilização do índice de Progresso Social (IPS) no Rio de Janeiro; 2 – os pressupostos comportamentais, a luz da teoria dos custos de transação, na cadeia de valor das hortícolas em Moçambique; 3 – a utilização de gráficos de controle para melhoria de processo de calcinação de antracito em um forno elétrico de uma empresa produtora de insumos para indústrias metalúrgicas; 4 – o gerenciamento de defeitos em processos produtivos da indústria de produção no ramo de louças sanitárias; 5 – o modelo de gestão de custos com aplicação do Custeio Baseado em Atividades e Tempo (TDABC) como ferramenta de controle gerencial e geração de informações para a tomada de decisão em empresas de pequeno porte; 6 – a avaliação dos impactos dos serviços públicos de extensão rural nas pequenas e médias explorações agrícolas na zona sul de Moçambique, entre 2012 e 2020.

    Finalizo este editorial com os devidos agradecimentos aos pesquisadores que de tão perto (região metropolitana da Grande Vitória) e de tão longe (Maputo, Moçambique) submeteram e confiaram os resultados de sua preciosa produção científica para publicação neste periódico. A diversidade geográfica e a ampla gama de tópicos abordados nessa edição refletem a riqueza e a relevância das pesquisas que estamos publicando.

    Prof. Dr. Luiz Henrique Lima Faria / Editor-Chefe